quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Caminhos para a mente

"A mais bonita e profunda experiência que
um homem pode ter é o senso de mistério.
Este é o princípio da religião, bem como
de todo esforço sério na arte e ciência."
Albert Einstein (1932)

Óleos Essenciais

É o amor de Deus em forma de aroma.

Óleos Essenciais são misturas químicas, fragrantes, altamente voláteis, extraídos de fontes botânicas por destilação. Têm propriedades aromáticas e terapeuticas que são determinadas pelas constituição química de cada óleo. Podem ser extraídos de raízes, sementes, folhas, flores, resinas, cascas, cerne, frutos, ou planta inteira.

O resíduo da destilação, que é a água (água floral ou hidrolato), também contém traços de óleo essencial.

As moléculas mais pesadas ficam na parte sólida da planta durante a extração dos óleo essencial. Essa parte sólida também é usada para fins terapeuticos.

A química orgânica é que compreende a química dos óleos essencias, que é uma química bastante complexa. Um óleo essencial é uma mistura harmônica e sofisticada que contém centenas de componentes químicos altamente voláteis. Basicamente compostos por C, O e H, por vezes N e S.

A base de um óleo essencial é o isoprene (C5H8), mas ele não existe puro no óleo essencial. Os isoprenes se juntam e formam os hidrocarbonos, os terpenes: monoterpene (C10H16), sesquiterpene (C15H24), ditepene (C20H32 - raros). Quando um átomo de O se junta ao hidrocarbono formam-se então os compostos oxigenados: álcool, éster, aldeído, cetona, fenól, lactone, cumarim, furanóide, éter e óxido. Estes tendem a ser mais reativos, por isso são chamados de grupos funcionais. É o comportamento químico desses grupos funcionais que permitem ao químico dizer sobre os efeitos farmacológicos e toxicológicos dos vários óleos essenciais.

Silêncio

Quando ouvir o silêncio falando em você, escute.
É a voz de Deus rezando em você.

E para esses momentos óleos essenciais de Mirra, Olíbano, Rosa e Vetiver são maravilhosos.

  • Mirra: para abrir para os ensinamentos, absorvê-los e repassá-los corretamente;
  • Olíbano: abre para energias cósmicas, abre o pulmão, o elemento ar contém chi;
  • Rosa: amor incondicional por você e pelos outros, delicadeza e fortaleza;
  • Vetiver: ora, somos somente humanos e, depois da sinergia acima, precisamos de algo para nos dar raízes, para nos deixar conectados à terra. É a estrutura, é o chão.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Aromaterapia

O porquê da Aromaterapia em minha vida é uma longa história. Uma maravilhosa história, diga-se de passagem. Sempre gostei do místico, do mágico, das estrelas, dos seres, dos deuses. Aromaterapia foi mais um estudo que apareceu na minha vida.

Os Óleos Essenciais me trouxeram de volta para onde eu pertenço, que é dentro de mim mesma. Me trouxeram de volta para a casa, religaram e realinharam meu físico, alma e mente.

A maneira delicada que os oleos essenciais têm ao trabalhar me encantam. São mesmo uma representação da amorosidade de Deus em forma de aroma.

Meu primeiro contato com óleos essenciais se deu no Sri Lanka, onde vivi por volta de 98 à 2002. Minha querida amiga e grande mestra Nisha lá me mostrou a jovialidade, a alegria, a meditação e alguns óleos essenciais...aos seus 89 anos escalou onde eu não tive coragem. E olha que sou caipira acostumada com rios, matas. Incrível a força e altivez dela. País em plena guerra civil, nada a fazer senão ajudar aos que precisavam. Com as noções de higiene que tinha, peguei cloro, escova, luvas e galochas...e vamos lavar. E assim, sempre na tentativa de fazer algo melhor para todos, veio ao meu encontro os óleos essenciais e suas infinitas possibilidades.

Minha experiência em óleos essenciais eram, então, práticas. Já em Zhuhai (China) apareceu em minha vida, como que por magia, uma escola de aromaterapia em Hong Kong, onde fiz uma formação bastante acadêmica e diversificada. Incríveis as magias e presentes que a vida nos oferece sempre. Morei entre Hong Kong e China por quase 6 meses. Ambos têm seus encantos. Não pude concluir a escola em Hong Kong, pois mudei antes, fui morar na cidadezinha onde nasci por uns meses, outra escola, outra história. Vida de cigana.

Já pratiquei muito, já abandonei por longo período a aromaterapia. Estou agora, em 2010, retomando. De tudo o que vi e estudei, é o assunto que mais me chama a atenção em pesquisar, tenho interesse em aprender mais e mais. Sou sempre aprendiz. Por isso Aromaterapia.


Obrigada
Muita paz e alegria sempre
Maria Luiza Cerveira