segunda-feira, 14 de março de 2011

AME-SE DE VERDADE

Somos, certamente, o maior amor de nossas vidas!
Assim como o nosso maior inimigo
é aquele que está, inoxeravelmente, no interior de nós mesmos.
Você e o Pai são UM.
Ame esse Deus que é você, respeite-O.
Ame-se profundamente, esta é a atitude mais importante que você pode ter.

domingo, 13 de março de 2011

Postos de Saúde Escola pedem socorro em São Paulo

Brasil é um exemplo de democracia, veja o ex-operário Lula, agora a primeira mulher Dilma. Maravilhas históricas. Mas o Brasil é, também, sinônimo de uma das maiores corrupções do planeta. Com isso a educação pública virou sinônimo de violência em sala de aula, e a saúde pública virou sinônimo de morte na porta dos hospitais.

Escrevo estes comentários, porque fui chamada para participar de uma reunião no Centro de Saúde Escola do Hospital das Clínicas, que está desfalecendo com falta de pessoal e verba para reformas e contratações necessárias. Por isso a Diretora, encarecidamente, pediu ajuda da população para salvar o Centro de Saúde, que é um dos mais antigos do Brasil, uma casa histórica, e é referência para a Saúde Pública nacional. Já se fecharam muitos aqui em Saõ Paulo, e hoje só restam 3 centros de saúde escola. E precisamos de muitos. Quanto maior o número de postos de saúde, escolas ou não, menor a incidência de doenças na população. É no cuidado primário que se estabele a saúde e previne a doença.

Mas parece que os gorvernos, seja do Estado ou do Município ou da Federação, não têm tempo para olhar para este assunto e somem com a verba da saúde publica, afinal saúde é um dos maiores focos de corrupção do país, onde desaparece mundos e fundos, deixando a população e os servidores sem material ou dinheiro para trabalhar, pois não tem como pagar as despesas, não sobra dinheiro. Aliás, falta dinheiro e eles têm que fazer bingos ou outras peripécias para poder "ajudar" na sustenção do posto. É mesmo uma vergonha nacional o descaso com a saúde neste país...aliás, com todos seviços básicos (moradia, segurança, saúde, educação, assistencia social, justiça, regulação, transporte, saneamento, etc). Governo é uma entidade que coleta recursos através de impostos cobrados de parte da população para transferir esses recursos para outra parte da população. É como deveria ser, mas a corrupção cafona domina o cenário político brasileiro

Já existe um batalhão de voluntários dentro dos hospitais públicos, prestando serviços que deveriam ser mantidos pelo governo. São pessoas ajudando médicos e enfermeiros a cuidar de pacientes, a receber os pacientes, a atender nas recepções dos hospitais para ajudar a melhorar os serviços de saúde...é mesmo vergonhoso ter que pedir à população para ser recepcionista e atendente de enfermagem, pois falta pessoal...a diretora é realmente corajosa e apaixonada pela saúde pública e está lutando por uma boa causa, por isso quero mesmo ajudá-la, nem que seja instruindo a população sobre os seus direitos.

Se alguém de vocês tiver disposição, ajude, compareça às sextas feiras (8h da amnhã) no centro de saúde do hospital das clínicas, dentro da faculdade de saúde pública da USP na Dr Arnaldo) para podermos discutir, debater e reinventar a saúde pública no Brasil de uma forma tranquila e de acordo com as necessidades da população. Venham dar sua opinião, que será muito bem vinda.

Os Centros de Saúde Escola têm fechado, e restam somente três em São Paulo, e devemos salvá-los da extinção, afinal é deles que dependem todas as inovações que vemos em termos de saúde pública.

Centros de Saúde são unidades preventivas da doença e de cuidados primários, onde se bem administrados e coordenado, evita grande transtornos no setor secundário e terciário da saúde. É nos postos de Saúde que a população aprende a se manter saudável, a buscar os especialistas corretos para seus problemas. Se tivermos no Brasil postos de saúde disseminados em todas as regiões, os pronto-socorros respirariam aliviados, e mesmo os ambulatórios e UTIs, afinal, muitas pessoas vão direto ao pronto socorro porque não têm atendimento primário onde a doença poderia ter sido evitada ou mesmo controlada.

É triste e vergonhoso saber que nossa política é administrada por psicopatas que sugam a alma da população sem dó nem piedade, e muito menos punição. Gorverno se tranformou em uma entidade distante que suga os recursos do povo. O cenário político parece um filme de horror, onde os personagens são sádicos, mantendo o povo na ignorância e na miséria em todos os sentidos, sem saúde e sem estrutura alguma para sequer pensar em seus direitos. Sem contar os laboratórios farmacêuticos, que querem mesmo é que os postos de saúde fechem, assim a população fica cada vez mais doente e tomando remedinhos, com isso eles vendem remédios e equipamentos cada vez mais caros para os setores secundário e terciário da saúde. É realmente uma guerra contra gigantes, contra laboratórios farmacêuticos e governo. Mas eles são grandes porém somente dois, e nós somos milhões...nosso poder é bem maior.

Participem deste debate, compareçam, escutem e opinem. Sua colaboração é muito valiosa.

Todas as 6ª feiras, às 8h da manhã, no Centro de Saúde Escola Geraldo Horácio de Paula Souza, na Faculdade de Saúde Pública da USP, na Dr Armaldo 715. Procurem Maria José, a secretária das reuniões.

Temos que entender que somos capazes de gerir nossos próprios assuntos, sem esperar que o governo seja "papai" e abra seus olhos como um cuidador. O governo está longe de ser cuidador, infelizmente ele é usurpador.

Ter conhecimento significa, também, ter responsabilidade social. Já parou para pensar nisso?

Beijocas aromáticas de limão e vetiver para todos
Espero vocês