quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Óleos Essenciais

É o amor de Deus em forma de aroma.

Óleos Essenciais são misturas químicas, fragrantes, altamente voláteis, extraídos de fontes botânicas por destilação. Têm propriedades aromáticas e terapeuticas que são determinadas pelas constituição química de cada óleo. Podem ser extraídos de raízes, sementes, folhas, flores, resinas, cascas, cerne, frutos, ou planta inteira.

O resíduo da destilação, que é a água (água floral ou hidrolato), também contém traços de óleo essencial.

As moléculas mais pesadas ficam na parte sólida da planta durante a extração dos óleo essencial. Essa parte sólida também é usada para fins terapeuticos.

A química orgânica é que compreende a química dos óleos essencias, que é uma química bastante complexa. Um óleo essencial é uma mistura harmônica e sofisticada que contém centenas de componentes químicos altamente voláteis. Basicamente compostos por C, O e H, por vezes N e S.

A base de um óleo essencial é o isoprene (C5H8), mas ele não existe puro no óleo essencial. Os isoprenes se juntam e formam os hidrocarbonos, os terpenes: monoterpene (C10H16), sesquiterpene (C15H24), ditepene (C20H32 - raros). Quando um átomo de O se junta ao hidrocarbono formam-se então os compostos oxigenados: álcool, éster, aldeído, cetona, fenól, lactone, cumarim, furanóide, éter e óxido. Estes tendem a ser mais reativos, por isso são chamados de grupos funcionais. É o comportamento químico desses grupos funcionais que permitem ao químico dizer sobre os efeitos farmacológicos e toxicológicos dos vários óleos essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário